Buscar
  • oscargabrielli

Para entender o que é Ativo e Passivo




Esse é um conceito importante para todos que querem começar a investir. E por que ele é tão importante? Porque ele é a base para você distinguir o que é investimento e o que não é.

De forma simplificada, ativo é tudo aquilo que gera dinheiro ou renda, e passivo é tudo aquilo que gera despesas.

Investimento em ações, dividendos, fundos imobiliários (FIIs), tesouro direto, renda fixa, são tipos de ativos; outra opção de ativo é imóvel alugado (como proprietário). Financiamento de carro ou imóvel; carro próprio; imóvel próprio, despesas não essenciais, são tipos de passivos.

Sabe aquela frase de “colocar o dinheiro para trabalhar para você”? Então, é através dos investimentos que você conseguirá realizar isso. Escolhendo bem os ativos nos quais vai investir, o dinheiro fará todo o papel dele em acumular patrimônio ao longo do tempo.

Quanto maior o tempo dos investimentos, maior será o seu patrimônio e maior será a sua renda passiva.

Renda passiva é todo dinheiro que advém de outras fontes que não seja o trabalho. Ativos geram renda. Renda passiva.

Ao longo dos anos, os ativos devem gerar cada vez mais renda. E você, investidor, deve aproveitar esse benefício e reinvestir esta renda. Pense nos dividendos como renda passiva. As suas ações de boas empresas pagadoras de dividendos e os seus fundos imobiliários (FIIs) que pagam dividendos mensalmente, são os principais geradores da sua renda passiva. E é esse dinheiro que você deve reinvestir todos os meses.

Some à esses dividendos os seus aportes (compras) mensais, e você poderá comprar mais cotas de FIIs ou mas ações a cada mês. Sendo disciplinado tenho certeza eu você conseguirá aumentar o seu patrimônio a cada ano. Pense no longo prazo. Trace um plano para alcançar seu objetivo de 10, 20 ou 30 anos.

Agora pense no conceito do passivo. Analise se os passivos que você possui são essenciais ou não. Essa análise é individual. E deve ser a mais sincera possível com você. Caso seja casado(a), esse exercício deve ser feito em casal. Vocês fortalecem o caminho para um único objetivo.

Tenham esse objetivo em conjunto também! Tenho certeza que a liberdade de um será a alegria dos dois.

Entender e aplicar o conceito de colocar o dinheiro para trabalhar para você através do investimento em ativos é a base para você conseguir construir um patrimônio que gere renda passiva suficiente para você poder viver dela sem se preocupar.

Isso oferecerá a você a liberdade financeira.

5 visualizações
Entre em contato por Whatsapp:
(11) 95061-9319
Se preferir, envie um email para
contatopropagandistainvestidor@gmail.com 
ou preencha o campo abaixo:
  • Instagram