Buscar
  • oscargabrielli

Reflexão para Investidores, iniciantes ou não!



Pessoal acabei de correr 10km e quero compartilhar uma reflexão com vocês.

Quero fazer uma analogia.

Imagina uma pessoa que começou a investir em Janeiro deste ano.

Nesse mesmo mês ela resolveu fazer uma atividade física para mudar de vida e escolheu a corrida.

Bom, ela resolveu correr e definiu um objetivo: 10km. Para quem está começando é bastante. Ela analisou e sabe que a média das pessoas que correm é 6 minutos por km, aproximadamente. Isso dá 1 hora para completar os 10km.

Então essa pessoa resolve buscar informações sobre treinos e conversa com um amigo que diz que ela levará 3 meses para correr 10 km em 1 hora. Ela acha muito tempo e conversa com outro amigo que diz que em 1 mês e meio ele ensina como ela chega lá.

Até que ela consegue algumas informações “quentes” com um amigo de um amigo que diz para juntar os dois treinos que ela pegou mais um truque que ele vai ensinar. E em duas semana ela estará correndo os 10km em 1 hora.

O que você acha que essa pessoa vai fazer? Escolher o caminho mais curto: o atalho. Ela treina duas semanas e vai então correr os 10km. E como foi a corrida? Primeiro km ela corre abaixo de 6 minutos. Fica feliz e pensa: “É isso ai, to no caminho certo!”

No segundo km ela diminui um pouco ritmo, agora está em quase 6 minutos por km. No terceiro km ela cansa. Ofegante não consegue manter o mesmo ritmo, que aumenta para 6’30”por km. Mas ela pensa, ainda tenho 7km para recuperar.

No quarto km ela está esgotada. O ritmo está acima de 7’por km. Mas ela insiste e continua até os 5km, onde acaba fazendo em 10 minutos por km, e então ela desiste. “Não dá pra eu correr mais. Isso daqui é muito pra mim. Chega. 10 km é muito. Eu desisto.

Vamos colocar nessa corrida mais duas pessoas: uma experiente e uma intermediária para comparar com essa pessoa ansiosa, que acabou de desistir.

O experiente, no 3o km, para e analisa porque a sua performance está ruim. Dormiu mal, ta cansado, não se alimentou direito. No máximo ele diminui bastante o ritmo e continua.

O intermediário até continua um pouquinho mais para testar, mas ele percebe que não vai dar certo e ele decide parar de correr, um pouco mais a frente.

E o ansioso que continua até se acabar por inteiro.

Aqui eu quero trazer a primeira reflexão, individual. Quem é você nessa corrida?

Lembra do investidor que começou lá em Janeiro? Quem é você nessa corrida? Porque todo mundo tem um objetivo. Vamos imaginar que o objetivos de vocês seja R 1milhão de reais. Qual o prazo que você está se dando para conquistar? De que forma você está indo atrás? Como está se preparando para conquistar esse objetivo.

Você se prepara com notícias “quentes” ou está realmente estudando e aprendendo como fazer? Você está disposto a aprender com as pessoas mais experientes? E saibam, as pessoas experientes aprendem com as pessoas que estão há muito mais tempo no mercado.

É um constante aprendizado para todos. A experiência vai ensinar para todos os corredores. Cada um vai tirar o resultado individualmente. Cabe a você se analisar e entender de que forma você pode melhorar e evoluir.

Essa é a primeira reflexão: quem é você nessa corrida?

A segunda reflexão é: cada história tem no mínimo duas versões, a dos perdedores e a dos vencedores. Os perdedores normalmente são desculpas. “Ah! Eu desisti da Bolsa porque é cassino. Isso não é para mim.”

A dos vencedores as histórias são de conquistas e bastante aprendizado. Ele continuam aprendendo. E em determinado ponto eles passam a ensinar. É o que acontece com o Tiago Reis, Thiago Nigro, Tio Huli, Nathalia Arcuri, entre outros.

Essas pessoas estão num nível muito acima da grande maioria dos investidores.

Eles ensinam as pessoas.

Para julgar uma história você precisa conhecer os dois lados. E quem você quer ser nessa história? O perdedor com as desculpas ou o vencedor com o aprendizado? Que em determinado momento vai até poder ensinar.

São essas duas reflexões que quero deixar aqui para você hoje. Boa semana a todos.

Um abraço.

10 visualizações
Entre em contato por Whatsapp:
(11) 95061-9319
Se preferir, envie um email para
contatopropagandistainvestidor@gmail.com 
ou preencha o campo abaixo:
  • Instagram